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Projeto Vivencial

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Atividades

 

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Atividade obrigatória 1 - Unidade I

Considerando que o objeto do Projeto-intervenção deve estar estreitamente vinculado ao Projeto Político-Pedagógico da escola, sugerimos abaixo três situações orientadoras ao seu trabalho. Discuta com seus colegas de grupo e escolha uma das opções abaixo, considerando aquela que melhor expressa a situação de sua escola.

Lembre-se: o Projeto-intervenção deve ser elaborado em grupo. Por isso, é importante que o grupo discuta e chegue a um acordo sobre o foco do mesmo. Priorize um foco que seja comum às escolas envolvidas.

Observação importante: o seu grupo deve escolher apenas uma das opções abaixo e realizá-la em todas as suas etapas.


Opção 1: a escola já tem PPP

Tomando como referência o PPP de sua escola, elabore uma análise crítica do mesmo observando os seguintes aspectos: a) como foi sua elaboração? Quem participou? Como está organizado? Que concepções o orientam? Tem objetivos apresentados? Quais foram estes? Foi implementado? Como foi esse processo? Que resultados foram obtidos a partir de sua implementação? Foi avaliado? Como? Identifique necessidades, discuta com seus colegas e com o coletivo da escola apresentando uma proposição inicial para seu Projeto-intervenção.

Opção 2: a escola ainda não tem PPP

Se sua escola não tem PPP, converse com seus colegas – equipe dirigente, professores, estudantes, famílias, funcionários – coletando suas opiniões acerca da construção do mesmo, sua importância para a gestão da escola. Como síntese dessas discussões, em consonância com a comunidade escolar, poderá ser apresentada uma proposta de intervenção que vise à construção do PPP.

Opção 3: outra problemática, vinculada ao PPP ou à gestão da escola

Se o foco de seu estudo e de sua intervenção não for a elaboração ou reelaboração do PPP, você pode abordar outra questão relacionada ao mesmo, ou à gestão da escola, considerada relevante pela comunidade escolar. Nesse caso, converse com a comunidade escolar, discuta as problemáticas relevantes, definindo aquela que será objeto de intervenção.

O trabalho elaborado pelo grupo deve ser depositado na Base de dados, “Atividade 1”.

 

 

 

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Atividade obrigatória 2 - Unidade II

Retome a atividade que você fez na Sala Ambiente Políticas e Gestão na Educação, no tópico sobre Gestão Democrática da Escola. Tome a análise feita no item 1, observações sobre a gestão de sua escola e, comparando suas anotações com o que estudamos nesta seção, elabore um quadro comparando as características de gestão de sua escola com aquelas da gestão democrática.

Características       Gestão Democrática

Gestão da minha escola

O que poderia mudar

Ações possíveis para a mudança

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Envie para a Base de dadosAtividade 2” o material resultante de seu trabalho (quadro acima).

 

 

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Atividade obrigatória 3 (atividade de avaliação) - Unidade II

Como observamos na leitura do material desta seção, a escola é feita de tramas relacionais que podem se traduzir em situações de conflitos, de cooperação, de partilhamento, etc. Observando o cotidiano de sua escola:

  • quais são as situações que você considera mais conflitivas?
  • escolha uma dessas situações e a analise. Utilize as contribuições de Paro (2002), identificando quais são os fatores (internos e externos) que a condicionam.
  • retomando o que você aprendeu na Sala Ambiente Planejamento e Práticas da Gestão Escolar, elabore um plano de ação para intervenção na situação-conflitiva identificada.

Atenção: Você não precisará executar o plano de ação proposto.

Apresente seu plano de ação na Tarefa “Atividade 3”.

 

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Atividade obrigatória 4 - Unidade III

Um dos aspectos mais importantes na elaboração do PPP é a definição do Marco Referencial que o orientará. Solicitamos que você retome a leitura do texto “A educação como direito”, da Sala Ambiente Fundamentos do Direito à Educação, e também o tópico “A função social da escola”, abordado na Sala Ambiente Políticas e Gestão na Educação. Com base nesses materiais e nas leituras indicadas nessas salas, elabore, em dupla, um texto abordando:

a) a questão da educação como direito universal e a função da escola pública na contemporaneidade

b) a realidade de sua escola, observando se esta vem cumprindo a função social que lhe é atribuída

Apresente seu trabalho em sua Base de dados “Atividade 4”.

 

 

 

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Atividade complementar 1 - Unidade I

A elaboração de seu TCC deverá ser de acordo com as regras da universidade na qual você realiza este curso. Investigue quais as regras ou normas com relação à elaboração e apresentação do TCC. Faça uma síntese dessas regras e registre na Base de dados “Atividade complementar 1”.

 

 

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Atividade complementar 2 - Unidade II

1 - Considerando as necessidades de gestão escolar, faça um quadro apontando em grau crescente de importância aspectos que você considera importantes na atuação do gestor escolar (10 fatores). Deposite seu trabalho na Base de dados “Atividade complementar 2” (atividade individual).

2 - Visite o Fórum “Experiências de PPP”, tópico ‘o trabalho do gestor escolar’, e discuta com seus colegas as convergências/divergências entre os fatores apresentados.

 

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Atividade complementar 3 - Unidade II

Retomando conteúdos da Sala Ambiente Fundamentos do Direito à Educação, no texto que trata do “Direito à Educação”, pesquise os direitos das crianças no que se refere à sua participação na escola (ECA, Convenção dos Direitos da Criança).

1) Sua escola é uma escola que respeita os direitos da criança? Como?

2) Converse com as crianças de sua escola e pergunte-lhes o que elas sabem  sobre os seus direitos na escola

3) Faça um registro, contendo as falas das crianças, e apresente-o no Fórum destinado a essa discussão

Observação: Atividade a ser desenvolvida em grupo. Cada integrante desenvolve o trabalho em sua escola, abordando uma série. Combinem antes para que todas as séries (de 1a a 4a) sejam contempladas.

 

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Atividade complementar 4 - Unidade III

Na Sala Ambiente Políticas e Gestão na Educação e na Sala Ambiente Tópicos Especiais Conselhos Escolares e Gestão Democrática, no tópico destinado à discussão da Gestão Democrática da Escola, você realizou uma pesquisa identificando na CF/88, na LDB e no PNE os princípios da gestão democrática.

1) Solicitamos, agora, que você amplie sua pesquisa, procurando verificar na legislação ou nas orientações do seu estado e/ou município (Plano Estadual/Municipal de Educação, resoluções ou orientações dos conselhos estaduais/municipais, ou outros tipos de documentos), como esses princípios são tratados.

2) Nessa investigação, procure destacar as referências que tais documentos fazem ao Projeto Político-Pedagógico da escola.

3) Observe se em seu estado e/ou município há orientações específicas relacionadas ao Projeto Político-Pedagógico. Se houver, faça uma síntese dessas orientações, destacando, em especial, os aspectos a serem observados e sua construção.

Trabalho a ser realizado em grupo. Registrar na Base de dados “Atividade complementar 4”. Utilize o Fórum “Experiências em PPP” para apresentar suas experiências e conhecer as experiências dos seus colegas.

 

 

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Atividade complementar 5 - Unidade III

Uma das atividades mais importantes na elaboração do PPP é a realização do diagnóstico da escola. Há várias formas de fazê-lo e alguns materiais já publicados pelo MEC podem colaborar em sua elaboração. Faça a leitura do material Indicadores de qualidade, também disponível na Biblioteca, e responda:

1) Você acha que esse material pode colaborar para a elaboração do processo de diagnóstico em sua escola?

2) Se esse material já foi usado, qual sua avaliação sobre o processo e resultados de sua aplicação?

3) Elabore, em dupla, uma síntese desse material e a apresente no Fórum “Experiências em PPP”, tópico “Qualidade na Educação”.