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Unidade III
O Projeto Político-Pedagógico da escola: dimensões conceituais e metodológicas

 

Nesta unidade discutiremos o Projeto Político-Pedagógico, abordando-o a partir de duas dimensões: a conceitual e a metodológica. Na dimensão conceitual, procuramos fornecer conceitos e apresentar concepções que possam orientar a construção do PPP. Já na dimensão metodológica, nosso objetivo é fornecer informações, sugestões e indicadores para o desenvolvimento efetivo do PPP. Sabemos da importância do PPP para a gestão democrática da escola, contudo, o que a própria prática e as pesquisas têm demonstrado é que nem sempre este é um “documento vivo” na escola, orientador de sua prática pedagógica, espaço de participação efetiva da comunidade escolar. Muitas vezes, tem se tornado um documento reproduzido à exaustão, tomado de empréstimo, ou esquecido nas gavetas. Mudar essa situação é tarefa de todos aqueles que almejam resgatar o potencial democrático do PPP, compreendido como instrumento fundamental para a realização efetiva da educação como direito social inalienável, o que implica qualidade, democracia, autonomia e participação.

3.1. Projeto Político-Pedagógico: dimensões conceituais

3.2. Projeto Político-Pedagógico: dimensões metodológicas

 

Atividade Complementar 4

Atividade 4

Atividade Complementar 5

 

Para saber mais

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, v. 23, no 61. Campinas: Dez, 2003.

 

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