Sala Ambiente
Planejamento e Práticas da Gestão Escolar

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Unidade I

Planejamento: trabalho pedagógico e o cotidiano escolar

Nesta unidade, temos a oportunidade de verticalizar a discussão sobre o planejamento no interior da escola: as dimensões política e técnica e sua relação com as especificidades do cotidiano escolar; a organização e os procedimentos na perspectiva da gestão democrática da escola; os processos participativos e o envolvimento da comunidade escolar, bem como o papel dos agentes que integram a comunidade escolar.

 

Textos

1.1. Planejamento e o cotidiano escolar

1.2. A relação entre planejamento - plano - projeto

1.3. Planejamento: concepções

1.4. O gestor escolar frente ao desafio da participação no planejamento do trabalho escolar: dimensões e significados

1.5. O planejamento em educação

Atividade 1

Para refletir...

Se atentarmos para vida cotidiana, a todo momento e em diferentes situações, de forma mais estruturada ou menos estruturada, sempre estamos fazendo escolhas, tomando decisões, de modo a organizar nossas ações.

Por exemplo: quando vamos receber um grupo de amigos em nossa casa, várias decisões precisam ser tomadas: quem será convidado, que dia será o encontro, o que preparemos para oferecer aos convidados etc.

Ou, quando pretendemos fazer uma viagem, por mais simples e breve que seja, várias definições precisam ser realizadas previamente: para onde vamos, com qual meio de transporte, quantos dias ficaremos etc.

E, em qualquer situação, para sermos bem-sucedidos em nosso processo de planejamento, um requisito básico é tomarmos como ponto de partida as condições em que nos encontramos.

O que indicamos é que, em termos genéricos, o planejamento resulta de um processo de reflexão sobre a ação a ser desenvolvida, de modo a alcançar o objetivo pretendido, utilizando, da forma mais adequada, os recursos existentes, o que possibilitará, também, definir com maior clareza os meios e recursos que ainda precisam ser viabilizados para essa ação.

Para saber mais

Textos

  1. O projeto político-pedagógico no contexto da gestão escolar

  2. A construção coletiva do projeto político-pedagógico (PPP) da escola

  3. Caminhos possíveis na construção da gestão democrática da escola

  4. Conselhos de educação: a gestão dos sistemas

  5. Conselho escolar: estratégia de gestão democrática

  6. PNE: Plano Nacional de Educação ou carta de intenção?

  7. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001 - aprovação do Plano Nacional de Educação

  8. A participação na escola: contribuições para a melhoria da qualidade da educação

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