Tópicos Especiais

Atividade obrigatória 1
Unidade I

Prezado(a) cursista,

para atender os objetivos dessa unidade, vamos realizar as atividades que se seguem:

1. Considerando o texto do Caderno 1 - Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania, vamos refletir sobre a realidade em que vivemos, a função social da escola e as atribuições político-pedagógicas do conselho escolar. Este texto também está disponível, na íntegra, na Base de dados “Biblioteca” do CD-ROM do curso.

Clique na figura para abrir o Caderno 1

2. Procure identificar as questões diretamente relacionadas às atribuições do conselho escolar e apresente, aos colegas, suas idéias sobre as várias funções que ele desempenha, no sentido de contribuir para a efetivação de uma educação de qualidade social, no Fórum “Atividade 1” da Sala Ambiente.

3. Com base no texto lido e nas discussões com os colegas no Fórum, elabore um quadro indicando as atribuições do conselho escolar.

4. Coloque o quadro com as indicações na Base de dados “Atividade 1” da Sala Ambiente.

Atividade obrigatória 2
Unidade II

Prezado(a) cursista,

para atender aos objetivos desta unidade, vamos realizar as atividades que seguem:

1. Considerando o texto do Caderno 2 - Conselho escolar e a aprendizagem na escola (MEC/SEB, 2004), vamos refletir sobre a função político-pedagógica do conselho escolar; a unidade do trabalho escolar; o sentido da qualidade na educação e da transparência das ações da escola. Este texto também está disponível, na íntegra, na Base de dados “Biblioteca” do CD-ROM do curso.

Clique na figura para abrir o Caderno 2

2. Procure identificar as questões diretamente relacionadas às atribuições do conselho escolar. Apresente aos colegas suas idéias sobre a posição do conselho escolar no que diz respeito ao acompanhamento responsável da prática educativa que se desenvolve na escola, no Fórum “Atividade 2” da Sala Ambiente.

3. Com base no texto lido e nas discussões com os colegas no Fórum, elabore um quadro indicando os aspectos que devem ser avaliados pela escola.

4. Coloque o quadro com as indicações na Base de dados “Atividade 2” da Sala Ambiente.

Atividade obrigatória 3
Unidade III

Prezado(a) cursista,

Para atender aos objetivos desta unidade, vamos realizar as atividades que seguem:

1. Considerando o texto do Caderno 3 - Conselho escolar e o respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade, vamos refletir sobre as questões levantadas na Parte I – A escola, o conselho escolar e o processo de formação humana, na Parte II – A escola da inclusão: pedagogia da emancipação e na Parte III – O encontro de saberes: pedagogia do respeito e da integração. Esse texto também está disponível, na íntegra, na Base de dados “Biblioteca” do CD-ROM do curso.

Clique na figura para abrir o Caderno 3

2. Procure identificar as questões diretamente relacionadas às atribuições do conselho escolar e apresente aos colegas suas idéias sobre a posição do conselho escolar em relação a uma pedagogia do respeito e da inclusão, no Fórum “Atividade 3” da Sala Ambiente.

3. Com base no texto lido e nas discussões com os colegas no Fórum, elabore uma lista com possíveis iniciativas do conselho escolar que possam garantir a valorização e a integração do saber do estudante e do patrimônio cultural da comunidade na prática educativa escolar.

4. Coloque a lista com as indicações na Base de dados “Atividade 3” da Sala Ambiente.

Atividade obrigatória 4
Unidade IV

Prezado(a) cursista,

para atender aos objetivos dessa unidade, vamos realizar as atividades que seguem:

1. Considerando o texto do Caderno 4 - Conselho escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico, vamos refletir sobre as questões levantadas na Parte I - A escola pública como espaço de exercício do direito de cidadania e na Parte II - Tempo escolar: A mediação pedagógica consciente. Esse texto também está disponível, na íntegra, na Base de dados “Biblioteca” do CD-ROM do curso.

Clique na figura para abrir o Caderno 4

2. Procure identificar as questões diretamente relacionadas às atribuições do conselho escolar e apresente, aos colegas, suas idéias sobre a posição do conselho escolar em relação ao aproveitamento pedagógico do tempo escolar, no Fórum “Atividade 4” da Sala Ambiente.

3. Com base no texto lido e nas discussões com os colegas no Fórum, elabore uma pauta de reunião com o conselho escolar para tratar do aproveitamento significativo do tempo pedagógico.

4. Coloque a pauta de reunião na Base de dados “Atividade 4” da Sala Ambiente.

Atividade obrigatória 5
Unidade V

Prezado(a) cursista,

1. Considerando o texto do Caderno 5 - Conselho escolar, gestão democática da educação e a escolha do diretor, vamos refletir sobre o processo de construção da gestão democrática como movimento permanente que não se decreta, mas resulta de processos coletivos de tomada de decisão e de luta política e, portanto, de participação. Esse texto também está disponível, na íntegra, na Base de dados “Biblioteca” do CD-ROM do curso.

Clique na figura para abrir o Caderno 5

2. Procure identificar as questões diretamente relacionadas às atribuições do conselho escolar e apresente aos colegas suas idéias sobre os mecanismos de participação e democratização da gestão escolar no Fórum “Atividade 5” da Sala Ambiente.

3. Enriqueça a sua visão sobre esses processos, entrevistando diretores de escolas, professores, funcionários, estudantes e representantes do sindicato de professores.

4. Com base no texto lido, nas entrevistas realizadas e nas discussões com os colegas no Fórum, apresente uma justificativa sobre o caráter pedagógico da gestão escolar.

5. Coloque a justificativa apresentada na Base de dados “Atividade 5” da Sala Ambiente.