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Conselhos Escolares e Gestão Democrática

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Unidade V
Conselho escolar, gestão democrática da educação e a escolha do diretor

Pretende-se, nesta Unidade V, conhecer o conteúdo do Caderno 5 - Conselho escolar, gestão democática da educação e a escolha do diretor (MEC/SEB, 2004), mediante a reflexão e a discussão sobre o fortalecimento dos mecanismos de democratização da escola, em especial do conselho escolar e dos processos de escolha de diretores, por meio da análise dos desafios, limites e possibilidades da gestão democrática. Vamos ler o texto, considerando as seguintes questões: a) o que é participação? b) por que a gestão democrática é um processo de aprendizado coletivo? c) como o conselho escolar pode atuar na escolha dos dirigentes escolares e no processo de implantação da gestão democrática, como elemento aglutinador de forças e como co-responsável pela gestão da escola? Os conteúdos e as atividades propostas nesta unidade têm como referência básica o Caderno 5 - Conselho escolar, gestão democrática da educação e a escolha do diretor, elaborado por Dourado et al (MEC/SEB, 2004).

Objetivos da unidade

Atividade 5

Referências Bibliográficas

Procure explorar mais um pouco a temática desta unidade, pesquisando os textos que estão indicados nas referências do Caderno 5.

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