Sala Ambiente
Tópicos Especiais
Políticas e Programas de Educação: PNE, PDE e PAR

Sala Ambiente
Tópicos Especiais
Políticas e Programas de Educação: PNE, PDE e PAR

Item Anterior Página Inicial Próximo Item
 
   

Atividades

Atividades obrigatórias

Atividade obrigatória 1

Para atender os objetivos desta unidade, vamos realizar as atividades que seguem:

1. Faça a leitura da Lei no 10.172/01 – Plano Nacional de Educação – PNE, buscando identificar em todos os níveis e modalidades de ensino os seguintes itens:

  • Diagnóstico
  • Composição
  • Diretrizes
  • Objetivos
  • Metas

2. Leia, também, os textos complementares:

3. Procure discutir as idéias centrais dos textos (básico e complementares) com a equipe gestora e com colegas da escola, buscando identificar os aspectos diretamente relacionados à gestão democrática de sua escola.

Elabore uma síntese de seu estudo e da discussão com a equipe da escola em que você atua. Essa síntese deverá ser postada na Base de dados “Atividade 1”.

 

Atividade obrigatória 2

Caro(a) cursista,

para atender os objetivos desta unidade, vamos realizar as atividades que seguem:

1. Leia o texto básico:

Leitura complementar:

2. Destaque as ações do PDE que você julga as mais relevantes, explicitando o porquê desses destaques. Registre seus apontamentos no Fórum “Ações do PDE”.

3. Identifique as aproximações e distanciamentos do PNE com o PDE, nos aspectos relacionados diretamente com a gestão democrática da escola e faça um quadro comparativo. Esse quadro deverá ser enviado para a Base de dados “Atividade obrigatória 2”.


 

Atividade obrigatória 3

Caro(a) cursista,

para atender os objetivos desta unidade, vamos realizar as atividades que se seguem:

1. Faça a leitura dos textos básicos:

2. Consulte dirigentes da rede municipal de ensino sobre o processo de elaboração do PAR, analise o diagnóstico da situação educacional e identifique as ações que foram sistematizadas no PAR. Faça um quadro indicando as ações que foram sistematizadas no PAR e coloque-o na Base de dados “Atividade 3”.

3. Elabore um texto sobre o processo de elaboração do PAR no seu município e converse com outros colegas sobre as semelhanças e diferenças desse processo em relação a outros municípios. Depois de conversar com seus colegas no Chat sobre o texto que elaborou, envie-o ao professor. Esse texto deverá ser enviado para a Base de dados “Atividade 3”.

Leia, também, os textos complementares: